Saiba como evitar e lidar com o superaquecimento do motor
Automania reuniu dicas para você não deixar o carro ferver e saber como diminuir os prejuízos caso isto aconteça
Rio - Os carros antigos funcionavam a 80°C sem problemas. Com os avanços tecnológicos, a temperatura de trabalho dos motores passou a ser entre 90°C e 100°C.
Alguns veículos trazem um ponteiro que mostra como está a temperatura da ‘água’ no motor e outros contam apenas com uma luz de alerta. Quando o ponteiro estiver acima da faixa normal ou a luz acender é hora de parar o carro. Procure rapidamente um local seguro. Não espere que o problema aumente, a ponto de ver o vapor sair pelo capô.
Para evitar o superaquecimento, verifique semanalmente todo o sistema, incluindo o nível do líquido no reservatório de expansão, com o motor frio. Troque o líquido de arrefecimento a cada 30 mil quilômetros para que ele não perca suas propriedades. Além de evitar grandes prejuízos (que vão desde a queima da junta do cabeçote à corrosão, desgaste prematuro e empeno de componentes), o motor que trabalha na temperatura correta garante economia de combustível, aproveitamento máximo da potência e menor emissão de poluentes. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante. Sem ela, o carro vai deixá-lo na mão.
Mas, se o carro ferveu, não caia na tentação de abrir logo a tampa do reservatório ou do radiador, pois a altas temperaturas a água vai querer se expandir, podendo cair sobre você e provocar sérias queimaduras. Espere de 30 a 40 minutos para verificar o nível do líquido de arrefecimento, pois, na maioria das vezes, o superaquecimento é resultado de vazamentos nas mangueiras e no radiador. Ventoinhas, relês ou fusíveis queimados também são figurinhas fáceis.
Se depois deste tempo, o nível do líquido do reservatório estiver baixo, complete-o com o motor ligado, em marcha lenta, para evitar um choque térmico e procure um mecânico.
PRINCIPAIS COMPONENTES:
RADIADOR
Diminui a temperatura do líquido de arrefecimento (água + etilenoglicol) que sai do motor
RESERVATÓRIO
Atua como vaso de expansão para o líquido do sistema
ETILENOGLICOL
Eleva o ponto de ebulição e congelamento da água, lubrifica e protege contra a corrosão
BOMBA D’ÁGUA
Faz o líquido circular por todo o sistema
MANGUEIRAS
Interligam motor, radiador e reservatório
VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Responsável pelo controle da temperatura do motor e do fluxo do líquido do sistema de arrefecimento
INTERRUPTOR
Liga e desliga a ventoinha
VENTOINHA
Comandada pelo interruptor, ela é responsável por resfriar o líquido no radiador
SENSORES
Medem e indicam a temperatura do líquido de arrefecimento ao painel e à central eletrônica do automóvel
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